NOVA FRIBURGO

Porta de entrada para a região serrana pela Estrada Serramar, Nova Friburgo oferece ao visitante a tranquilidade e o bucolismo das cidades de interior.

Inicialmente colonizada por imigrantes suíços, mais tarde chegaram alemães,italianos, libaneses, espanhóis, húngaros, japoneses, portugueses, pan-africanos e austríacos que ali se encontraram para formar essa cidade das colônias.

A Praça Getúlio Vargas está localizada bem no centro da cidade, cercada por casarões antigos. Nas suas proximidades, encontram-se o Centro de Artes, o prédio dos Correios, o antigo Fórum e a Usina Cultural da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo, muitos construídos no século XIX. Vale a pena conhecer também a Igreja Matriz, dedicada a São João Batista, erguida em estilo neoclássico com a chegada dos católicos suíços. Já o Colégio Anchieta, fundado pelos padres jesuítas em 1908, foi onde Carlos Drummond de Andrade escreveu seus primeiros poemas.

Outro passeio imperdível é pelo Country Clube de Nova Friburgo, localizado no Parque São Clemente, antiga residência do Barão de Nova Friburgo. Projetado pelo paisagista francês Glaziou, tem uma linda área arborizada.

Para os aventureiros e adeptos de escaladas, vale a pena conhecer o conjunto de Três Picos, localizados em Salinas; no Km 55 da RJ 130, encontra-se o Jardim do Nego. O local é um famoso ponto turístico criado e mantido por Geraldo Simplício, conhecido como “Nego”, um artista que molda esculturas no barro em seu jardim. Ainda dentro do circuito, o visitante tem a oportunidade de conhecer um capril, o Museu do Mel, a Queijaria e a Chocolataria Suíça, que abrigam a escola e a fábrica de queijos e chocolates.

Gateway to the mountain region by the road Serramar, Nova Friburgo offers to its visitors the inner cities tranquility and bucolic atmosphere initially, settled by Swiss immigrants, later there arrived the Germans, Italians, Lebaneses, Spanish, Hungarians, Japaneses, Portugueses, pan-African and Australians, all who had congregated there to form this city of colonies.

The Getúlio Vargas Square is located right in the town center and it is surrounded by old mansions. In its vicinity there are the Centro de Artes, the Post Office building, the old Court House and the Usina Cultural from Nova Friburgo Electricity Company. Many of them were built in the nineteenth century. It worth it also knowing the Igreja Matriz, dedicated to São João the Baptist, that was built in neoclassical style after the arrival of the Catholics Swiss. The Colégio Anchieta, was founded by the Jesuits in 1908, it was where the poet Carlos Drummond de Andrade had written his first poems.

Another terrific tourist attraction is in Nova Friburgo Country Club. It is located in the São Clemente Park, former home of Nova Friburgo’s Baron that was designed by the French landscaper Glaziou, with a beautiful wooded area.

For the adventurous and climbing enthusiasts, it’s worth it knowing the set of Três Picos located in Salinas. On the RJ-130 road at KM 55 there is the Nego’s Garden. The place is a famous touristic spot created and maintained by Geraldo Simplício, who is known as “Nego”, an artist who shapes sculptures in clay in his own garden. Still within the circuit, visitors have the opportunity to meet a goat house, the Honey Museum, the Cheese Factory and the Chocolate Switzerland, which houses the cheese factory and the chocolate school.

ROTEIROS

ROTEIROS

Lumiar, São Pedro e Mury

Chegando pela Serramar, o visitante logo se depara com os encantos da natureza, das matas e das águas

Em Lumiar, o Encontro dos Rios, favorece a um banho relaxante cercado de muito verde. O bucolismo, a arte e o artesanato, a boa gastronomia e a hospitalidade se faz presente nas pequenas ruas e praças de Lumiar e São Pedro da Serra.

A Praça do Suspiro e a Praça das Colônias

As praças do Suspiro e Getúlio Vargas ficam bem no centro de Nova Friburgo, e são um cartão postal da cidade. Lá acontece uma feira de artesanatos nos finais de semana. Local de encontro para os passeios a cavalo ou aluguel de carruagens. Para as crianças pequenas tem ainda as tradicionais carrocinhas de bode. A cidade pode ser admirada do alto do Teleférico, que oferece restaurante e boliche em uma vista privilegiada.

A Cidade Histórica

Na Praça Getúlio Vargas, observando seus principais monumentos, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a história dessa cidade: o Busto de Getúlio Vargas; a imagem de São Cristovão; a imagem de Vergillius; uma placa em homenagem a geminação entre as cidades de Nova Friburgo e de Santo Tirso em Portugal; o Kinen-Ri – pedra em homenagem ao cinquentenário da imigração japonesa na cidade; a estátua de Alberto Braune; e o marco da altitude média do centro da cidade (846,122 m).

Respirando o ar da mata atlântica

Para o visitante que gosta de caminhadas e de conviver com a natureza, deve ir ao Circuito Tere-Fri, com 68 km de lugares encantadores dentro da Mata Atlântica, no coração da região serrana. O clima de montanha convida para passeios em meio a paisagens cercadas de muito verde e riachos de águas cristalinas.

SAIBA ONDE COMER, COMPRAR, HOSPEDAR-SE E O QUE FAZER

SAIBA ONDE COMER, COMPRAR, HOSPEDAR-SE E O QUE FAZER

Utilize o filtro para encontrar o que deseja.
EVENTOS

EVENTOS

FIO-150

Festival Instrumental de Outono

O FIO (Festival Instrumental de Outono) chega ao seu segundo ano, com o dobro de dias de sua primeira edição.

Além dos eventos de primeira qualidade, o Festival acontece no feriadão de Corpus Christi e coincide com a festa dos agricultores de São Pedro da Serra.

Desfrute de boa música e gastronomia, além uma série de shows marcados pelos bares e restaurantes da vila. Imperdível!

Data: 15 a 18 de Junho